quinta-feira, 31 de março de 2011

















A música deve ser considerada uma verdadeira "linguagem de expressão", parte integrante da formação global da criança. Deverá ela estar colaborando no desenvolvimento dos processos de aquisição do conhecimento, sensibilidade, criatividade, sociabilidade e gosto artístico. Caso contrário, perder-se-á na forma de simples atividade mecânica, com a mera reprodução de cantos, sem a interação da criança com o verdadeiro momento de criação musical.
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O descobrir processos, pesquisar sons, combinações rítmicas, melódicas e até harmônicas constituem para a criança um grande prazer e satisfação. Ela poderá estar manipulando sons que produzirá através de suas próprias experiências, organizando-os, no inicio, de acordo com regras estipuladas por ela mesma. Esse momento é de fundamental importância, porque a criança estará bastante receptiva e desinibida para se envolver num "fazer musical", desbloqueada de traços preconceituosos como os de que não sabe cantar ou não tem ritmo, inibições estas criadas, muitas vezes, pela própria escola ou mesmo dentro de casa.
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O ritmo a ser trabalhado com os alunos devem ser o mais variado possível, fazendo-as passear pelos diversos estilos existentes, assim a criança se familiarizará mais àquele de seu gosto, podendo este ser infanto juvenil, popular, clássica, etc.
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As atividades musicais realizadas dentro da escola não visam a formação de músicos, e sim uma vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação do ser.

Dentro das aulas 3 áreas podem ser desenvolvidas:

FÍSICO: Oferecendo atividades capazes de promover o alivio de tensões devidas à instabilidade emocional e fadiga.

PSÍQUICO: Promovendo processos de expressão, comunicação e descarga emocional através do estímulo musical e sonoro.

MENTAL: Proporcionando situações que possam contribuir para estimular e desenvolver o sentido da ordem, harmonia, organizãção e compreensão.

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A teoria das inteligências multiplas sugere que existe um conjunto de habilidades chamadas de inteligencias, sendo corporal cinestésica, lógico-matemática, linguistica, espacial, interpessoal, musical e intrapessoal, totalizando 7 áreas distintas, que podem ou não se intercalarem respectivamente. Tais inteligencias são parte do desenvolvimento natural do ser, sendo evidenciado em qualquer idade, independente da educação ou apoio cultural, porém necessita-se desenvolvimento, e em um dado momento, uma destas habilidades terá uma superioridade dentre as outras inteligências. Esta teoria é proposta por Howard Gardner em 1983.

Portanto:

* Conhecer música é importante;

* A música transmite nossa herança cultural. É tão importante conhecer Beethoven e Louis Armstrong quanto conhecer Newton e Einstein.

* Música é inerente a todas as pessoas e merece ser desenvolvida.

* É criativa e auto-expressiva, permitindo a expressão de nossos pensamentos e sentimentos mais nobres.

* A música ensina os alunos sobre seus relacionamentos com o s outros, tanto em sua própria cultura, quanto em culturas estrangeiras.

* Exalta o espírito humano, além de desenvolver a concentração, memória, coordenação motora, socialização, acuidade auditiva e disciplina.

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fontes:


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3 comentários:

  1. queria tanto ver as fotos do passeio na fazenda?

    Bjs mãe Yran

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  2. “No limitado mundo em que vivem as crianças, não há nada que elas percebem com mais agudez e sintam mais profundamente do que a injustiça. Por isto crescem e tornam-se injustas e más como seus pais, apenas para compensar seus prejuízos. Quem irá condenar estes adultos? Você? Acho que não!”

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  3. Ao contrário que pensa .. o mundo em que vivem as crianças é ILIMITADO . Injustiça talvez seja a educação em que recebera de seus pais, mas nada que nosso Pai Celeste não possa preencher esta lacuna em sua vida. Que Deus o tenha, seja abençoado.

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